Infelizmente, conhecer as principais dicas de segurança para condomínios não é o suficiente. Por mais que os funcionários façam seu papel e por mais modernas que sejam as soluções utilizadas, nenhum sistema está completo sem a colaboração dos moradores.
Assim, cabe ao síndico orientar as pessoas e estabelecer regras com as principais medidas preventivas e melhores práticas de segurança, que devem ser entendidas e seguidas por todos.
Para que funcione, porém, é fundamental que todos os moradores estejam a par das novas determinações. Assim, o síndico deve lançar mão de todas as ferramentas de comunicação condominial que tem à sua disposição: palestras, convocação de assembleias de condomínio focadas no tema segurança, afixação de lembretes nos murais e elevadores, envio de e-mail, mensagens de WhatsApp e até mesmo telefonemas.
Algumas regras e orientações que os moradores devem seguir para que possam colaborar ativamente para um ambiente mais seguro são:
• Colaborar com síndico e funcionários, dando ideias e alertando de possíveis riscos ou problemas que possam comprometer a segurança de todos;
• Informar visitas frequentes (amigos, parentes, parceiros e domésticas) sobre as regras de segurança do condomínio;
• Não expor outros moradores ou a si próprio a situações de risco;
• Participar das assembleias de condomínio;
• Respeitar as decisões tomadas coletivamente e cooperar com as ações de segurança estabelecidas.
O objetivo do síndico deve ser sempre engajar moradores e funcionários em um espírito de cooperação em prol da segurança do patrimônio e de todos que vivem trabalham no condomínio.