Estatisticamente, a maioria dos assaltos nas ruas não são planejados. As vitimas são selecionadas aleatoriamente, principalmente quando encontram-se em condição vulnerável.

O portão externo de saída, deve ser aberto por funcionários do condomínio (porteiro ou controlador de acesso), após analise através das câmeras do sistema de CFTV, e constatação da ausência de qualquer risco ao morador. Em caso de qualquer desconfiança, o morador deve ser retido internamente ao condomínio, que preferencialmente deve possuir uma clausura com sistema de inter travamento de portões.

Em relação aos portões de entrada do condomínio, o portão externo deve ser aberto pelo morador, para que possa entrar rapidamente sem depender dos funcionários. Já o segundo portão de entrada, deve ser aberto pelos funcionários, somente após analise através das câmeras do sistema de CFTV e conferência de informações (marca, modelo, cor e placa do veículo, nº do apartamento, etc.), através do sistema de controle de acesso.

Sistemas rápidos de automação de portão contribuem de forma importante para que este processo preventivo seja bem sucedido.

Os sistemas de controle de acesso podem ainda dispor de funcionalidades adicionais, como o botão pânico (para portaria e morador) integrado a central de monitoramento, envio de SMS, e alertas de emergência para, por exemplo, quando um morador esta sendo seguido.